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By: admin ligado: setembro 02, 2019 In: Design, Embalagem, Identidade Visual, Logotipo, Naming Comments: 0

Batizar uma marca/empresa é mais complicado do que parece

Quando você vai fazer a barba, usa “lâmina de barbear” ou Gilette? E para limpar o ouvido, prefere “haste flexível de algodão” ou Cotonete? Na hora de deixar os documentos em dia, você tira Xerox ou “fotocópia”? Lava a louça com “esponja de aço” ou Bombril? Exemplos de naming.

O parágrafo acima é só pra você começar a perceber o quanto o nome e o projeto de naming são importantes para uma marca, produto ou empresa. Alguns tornam-se tão emblemáticos que acabam virando referências mais fortes do que o produto em si. E a concorrência, coitada, que corra atrás do prejuízo. 

O que é Naming?

O ato de nomear um produto, marca ou empresa é conhecido como Naming. E é uma parte tremendamente importante do processo de criação e consolidação de uma marca! Se a sua marca tem um bom nome, um nome forte, sonoro, vibrante, ela já começa na frente de muitos concorrentes que não se preocuparam com isso. 

E olha que essa “falta de preocupação” nem sempre é falta de interesse: micro e pequenas empresas não costumam dar muita atenção para esta parte do processo porque não tem grana, ou por falta de iniciativa em buscar apoio profissional (ou por ambas as coisas). O pequeno empresário ainda vê o marketing ou branding como despesa, não como investimento. 

 E é por isso que para cada nome foda que a gente vê por aí, existem centenas de “Borracharia Dois Irmãos”, “Bar do Fulano” e “Salão de Beleza Sempre Bela”. São nomes pobres, dados ao acaso, sem nenhum planejamento estratégico, nenhuma análise de mercado para embasar uma escolha. 

Pense que montar um negócio é como ter um filho. Você vai ter despesas, no começo, claro que vai, mas espera que no futuro ele brilhe e se destaque. Da mesma maneira que ninguém que dar um nome qualquer para um filho, também não deveriam sair batizando marcas e empresas sem nenhum cuidado. 

O processo criativo

Naming é um trabalho criativo, que deve ser feito por quem manja do assunto (convenhamos que você está lendo isto de quem entende do assunto), e vai saber fazer um planejamento e seguir todas as etapas dele para garantir que nada escape e coloque todo o processo em risco. 

Antes de dar um nome a uma empresa, é preciso, por exemplo, fazer um levantamento de dados, para que você (e seus funcionários) saibam exatamente o que é a empresa, o que ela representa, e qual a imagem que ela quer passar. Um nome que vá contra tudo isso acaba não só perdendo força, como também passando a mensagem errada para os clientes. 

Uma pesquisa de concorrentes também é fundamental: é preciso saber quem eles são para evitar que o seu nome acabe sendo muito semelhante ou derivativo ao de um concorrente. Casos como esse geram confusão, e você não quer um cliente confuso, mas sim um que saiba exatamente qual é a sua empresa e o que você pode fazer por ele. 

No processo de Naming, é importante que seja feita uma avaliação de sonoridade e escrita de todos os nomes em potencial. Sabe como é, para evitar aquela chateação de ficar soletrando ou repetindo o nome para os outros entenderem. Aqui na Peppers, geralmente menos é mais, e um nome forte, sonoro e simples de escrever pode evitar muita dor de cabeça. 

Chegou ao nome dos seus sonhos? Ótimo! O próximo passo é ver se ele está disponível. O órgão que cuida disso é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), e é lá que empresas de todo o país registram seus nomes. Pode acontecer de empresas de ramos diferentes terem o mesmo nome, mas o ideal é tentar fugir disso. 

Hoje em dia não dá para ficar fora da internet, não é? Então conferir se um bom domínio de internet está disponível é outro passo fundamental. Mesmo que o tão sonhado “.com.br” já tenha sido registrado por outra empresa, variações como “.net.br” ou “.blog.br” podem ser uma saída viável.   

Aí também entra o famigerado SEO do Google: o processo de Naming também envolve buscar o nome nos principais buscadores, verificar as páginas de resultados e analisar qual será o grau de dificuldade de aparecer no topo das buscas. 

Cases da Peppers

Tá vendo como escolher um simples nome pode ser bem mais complicado do que parece? Mas não se desespere, pois você não precisa fazer isso sozinho: a Peppers é especialista nisso, e tem um timaço criativo e dedicado, pronto para cuidar de toda a parte difícil para você! 

Se liga em alguns cases de naming maneiríssimos que temos no nosso portfólio: 

Go To Glow – Nome que criamos para uma linha de maquiagem. A expressão “go-to” significa “o melhor lugar para”, e designa aquele que é especializado num determinado segmento. Já o termo “Glow” parte da ideia que a maquiagem ilumina o rosto das mulheres. 

Ou seja, o conceito do nome gira em torno de como a maquiagem ressalta a beleza única de cada mulher, e para conseguir o melhor resultado ela deve buscar quem entende do assunto – a marca – para poder brilhar. 

foto de caixa de produto sobre uma mesa nas cores marrom claro e preto com o escrito Go To Glow com naming desenvolvido pela Peppers.
Porejto de naming, identidade visual e embalagens.

Exo Global – Em um nicho de mercado moderno como o das criptomoedas, o nome de um negócio precisa ser simples, curto e de apelo global. Passamos pelo latim e outros idiomas em busca de algo assim, e após descartarmos alguns conceitos, chegamos ao Exo Glogbal. 

Com o auxílio de uma tipografia estilosa e única, o nome Exo Global transmite o vanguardismo e segurança de uma equipe formada por especialistas que estão ajudando a revolucionar o mercado financeiro através da tecnologia. Um nome forte e um logo mutável, ideal para acompanhar uma empresa que está sempre se reinventando. 

Studia – É uma escola de capacitação de alto nível para profissionais da odontologia, e para representar essa essência do ensino, o nome carrega este significado em sua pronúncia e tradução. Studia quer dizer estudo em italiano, que inclusive é a nacionalidade dos diretores da clínica. 

fachada de loja com listas e cores azuis e metal com logotipo da empresa.
Fachada da Studia. Projeto de naming, identidade visual, ambientação de PDV (fachada), sinalização e materiais institucionais.

Plunes Centro Médico – É um espaço completo para o seu bem-estar. Ele é o ponto de encontro de diversas especialidades médicas com finalidade única de atender seus clientes de forma total. E seu nome vem da pluralidade de especialistas e da certeza de que o cliente sairá de lá plenamente satisfeito, encontrando a especialidades que procura. 

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